quarta-feira, 21 de maio de 2014

O que todo o pai de um músico deve saber

Nos dias que correm, está mais do que comprovado que a aprendizagem e a prática de atividades musicais é benéfica para a saúde.
Para que se possam explorar ao máximo estas potencialidades, existe um conjunto de circunstâncias que os pais devem conhecer e, desta forma, acompanhar mais corretamente os seus filhos no estudo da música.
As conclusões são de um estudo

  • "Saiba quando começar
Embora as crianças possam começar a ter aulas de música em uma idade extraordinariamente jovem, a atenção de cada criança é diferente. Espere para começar as lições de músicas quando a criança puder se concentrar em uma única tarefa por pelo menos quinze minutos. Tenha em mente que as crianças podem facilmente realizar tarefas quando divididas em segmentos, começando com 15 minutos e aumentando gradativamente.

  • Ajude o seu filho
Ajude seu filho a entender que, enquanto eles estão geralmente animados para começar, em breve a novidade vai se desgastando e se tornará um trabalho. Isso não é uma coisa ruim! Ajude-os a perceber que qualquer habilidade significativa exige dedicação e esforço, quer se trate de basquete, balé, ou piano.

  • Tenha expectativas claras
As crianças devem saber que se inscrever para aulas de música exige um compromisso com a prática. Comprometa-se a pagar as mensalidades e, em troca, eles se comprometem a praticar. Mesmo as sessões curtas são eficazes e consistentes. Sessões de treino curtos são melhores para as crianças.
Ajude o seu filho a perceber que nem tudo que vale a pena é emocionante a cada momento. Todas as coisas exigem esforço, haverá momentos em que irá parecer difícil, chato, ou não tão divertido quanto sair com os amigos. Se perseverar, a sua proficiência no instrumento vai aumentar até o ponto onde a criação de música tornar-se-á uma alegria em sua vida.
Pergunte a qualquer professor de música e eles vão dizer que um número incontável de pessoas abandonam as aulas nos momentos difíceis, antes deles chegarem ao ponto em que tocar se torna mais agradável. Aí costumam se arrepender. Sabendo que a parte difícil está para vir, você pode se preparar melhor para ajudá-lo. Aqui estão algumas ideias:
  • Tenha músicas "divertidas” disponíveis para as crianças brincarem enquanto a prática regular é feita.
  • Deixe as crianças manterem o controle de seu próprio tempo praticando com um cronômetro e calendário. Menos irritante = pais mais felizes = crianças mais felizes.
  • Forneça uma porção de encorajamento e elogios. Talvez possa haver um tratamento especial quando uma meta é praticada completamente, ou certo nível é alcançado. Fale sobre o quanto eles melhoraram em comparação ao tempo em que eles começaram. Vendo e comentando o progresso sempre ajuda a motivação.
  • Seja o maior fã de seus filhos quando eles realizarem uma apresentação por mais simples que seja."


Banda Filarmónica de Pinhel - Ensaio

Informações adicionais aqui.

Nota: Este texto está escrito em português do Brasil em virtude de ter sido copiado de uma página brasileira na qual o artigo original está traduzido.

Sem comentários:

Enviar um comentário